segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Festival de Berlim consagra cinema brasileiro

O filme brasileiro Tropa de Elite, de José Padilha, ganhou o Urso de Ouro na 58ª edição do Festival de Berlim, um prêmio que reconhece mais uma vez o cinema nacional.

O filme, baseado no livro Elite da Tropa, narra o cotidiano da Polícia Militar do Rio de Janeiro, especialmente o do grupo de elite da corporação, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), partindo da ótica de um dos policiais.

O longa parte dos preparativos para a visita que o papa João Paulo II faria ao Rio de Janeiro em 1997 e da "operação limpeza" implementada devido à intenção do pontífice de ficar, durante sua estadia, na casa do cardeal-arcebispo, perto do Morro do Turano.

Tropa de Elite é narrado por um dos policiais encarregados da missão, o capitão Nascimento, e mostra a entrada dos aspirantes Neto e Matias na corporação.

Apesar de ter provocado polêmica ao ser exibido em Berlim, o filme agradou ao júri, presidido pelo grego Constantin Costa-Gavras, e levou o máximo prêmio do festival.

Padilha disse no dia 12 que o sucesso do filme se deve em parte ao fato de que até agora "nenhum longa-metragem tinha falado da guerra das favelas do lado de dentro da corporação".

O diretor destacou que a novidade do filme não está somente na retratação dos policiais, mas sim na "demonstração de que não é uma guerra exclusiva" entre agentes e traficantes de drogas.

"Mostra também parte da culpa das classes média e alta, que consomem maconha e cocaína, financiando assim a guerra, mas que contam com dinheiro suficiente para subornar quem quer que seja para não serem presos", afirmou.

Antes de Tropa de Elite, o filme Central do Brasil havia sido premiado com o Urso de Ouro e o Urso de Prata de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro, em 1998.

O documentário Standard Operating Procedure, de Errol Morris, ganhou o Urso de Prata, ou Grande Prêmio do Júri.

O filme, primeiro documentário em competição na história do Festival de Berlim, reconstrói, através das fotografias de torturas a presos iraquianos em Abu Ghraib e de testemunhos, o caso que escandalizou o mundo.

Apesar da tentativa de ser uma denúncia, o filme foi recebido pela crítica como um produto fracassado, dando mais atenção às declarações - e justificativas - dos soldados torturadores que às vítimas.

O Urso de Prata de Melhor Diretor foi para Paul Thomas Anderson - que ganhou o Urso de Ouro em 2000 por Magnólia -, por outro filme de claro conteúdo político, Sangue Negro.

O longa narra o nascimento da indústria do petróleo, em um capitalismo corrupto e corruptor, e se escora na ótima interpretação de Daniel Day-Lewis, que encarna a falta absoluta de escrúpulos.

O Urso de Prata de Melhor Atriz foi para Sally Hawkins, por Happy-Go-Lucky, de Mike Leigh. Ela interpreta uma jovem empenhada em propagar a felicidade como antídoto da amargura.

O prêmio de Melhor Ator foi para o iraniano Reza Najie, pela interpretação de um aflito pai de família no filme Avaze Gonjeshk-ha (The Song Of Sparrows), de Majid Majidi.

O filme mexicano Lake Tahoe, de Fernando Eimbcke, ganhou o prêmio Alfred Bauer, em memória do fundador da Festival de Berlim e em reconhecimento às novas perspectivas do cinema.

O longa narra a história de um rapaz de 16 anos que percorre a cidade tentando trocar um automóvel enquanto tenta superar a dor pela morte de seu pai.

O Festival de Berlim deste ano, considerado o mais popular e acirrado de sua história, chega ao fim com o reconhecimento ao cinema brasileiro.

O curta Café com Leite, de Daniel Ribeiro, já havia recebido o prêmio Geração 14plus, uma das seções do festival, e o curta Tá, de Felipe Sholl, recebeu um dos prêmios Teddy, concedidos às melhores produções de temática homo.

fonte: Terra

Veja também no Terra:
* "Esse prêmio é de todo mundo", diz diretor de 'Tropa de Elite'
* Padilha diz que prêmio é vitória para diretores "comprometidos"
* Prêmio a 'Tropa de Elite' é visto como desforra após críticas
* 'Tropa de Elite' garante tradição de premiações em Berlim
* "'Tropa de Elite' tem qualidades extraordinárias", diz Lula
* Premiação de 'Tropa' é destaque na imprensa internacional


(clique na imagem para ler o texto)

fonte: O Dia Online

Nenhum comentário: