sábado, 16 de fevereiro de 2008

'Tropa de Elite' ganha Urso de Ouro em Berlim

Filme de José Padilha ganhou prêmio máximo no festival de cinema


O filme brasileiro "Tropa de Elite" venceu o prêmio principal do Festival de Cinema de Berlim, neste sábado (16), levando o Urso de Ouro de melhor filme.

O diretor norte-americano Paul Thomas Anderson foi premiado com o Urso de Prata de melhor diretor, por "Sangue negro" - filme com oito indicações para o Oscar (assista ao trailer mais abaixo). Ao receber o prêmio, Anderson agradeceu ao ator Daniel Day-Lewis que, segundo ele, "faz com que qualquer diretor pareça um bom diretor".

É o primeiro prêmio de grande relevância que "Tropa de Elite" recebe em sua carreira cinematográfica. O filme, que perdeu a indicação brasileira ao Oscar para "O ano em que meus pais saíram de férias", não despontou como favorito no dia de sua exibição - houve problemas na tradução das expressões que marcaram o filme. A platéia do festival não demonstrou empolgação e poucos textos favoráveis surgiram na imprensa. A publicação "Variety" fez uma crítica dura ao filme. Próximo do anúncio dos vencedores, no entanto, "Tropa de elite" começou a ser lembrado em listas de possíveis candidatos ao Urso de Ouro.

Duas horas antes do anúncio da premiação, o diretor José Padilha havia dito que tinha "expectativa zero" sobre o Urso de Ouro. Ao receber o prêmio, ele se mostrou bastante emocionado e agradeceu ao presidente do júri do Festival de Berlim, o diretor grego Costa-Gavras. "É difícil expressar sentimentos em qualquer língua. Costa-Gavras é um herói para todos na América Latina, por todos os filmes que já fez."

Sobre as críticas de que o filme veicula idéias de extrema-direita, ele afirmou que foi "mal-interpretado": “Eu queria explicar como o estado corrompe os policiais e os incita à violência”.

A vitória acontece exatamente dez anos depois que o brasileiro "Central do Brasil", de Walter Salles, também ganhou o Urso de Ouro em Berlim e Fernanda Montenegro, o Urso de Prata de melhor atriz.

"Tropa de Elite", dirigido por José Padilha (que tem no currículo o documentário premiado "Ônibus 174") e estrelado por Wagner Moura, André Ramiro e Caio Junqueira, entre outros, conseguiu notoriedade ao se tornar um sucesso inicialmente no mercado pirata de DVDs. Estima-se que mais de 10 milhões de pessoas tenham assistido à versão não-oficial da produção. Nos cinemas, a produção já ultrapassou os 2 milhões de espectadores.

Apesar de ter sido chamado de "fascista" e de glorificar a tortura por parte de críticos e de entidades como o grupo Tortura Nunca Mais, "Tropa de Elite" conquistou o seu prêmio em Berlim muito por conta do presidente do júri, Costa Gavras, um cineasta conhecido por abordar temáticas políticas e engajadas, como "Missing - Desaparecido", sobre vítimas da ditadura de Augusto Pinochet no Chile.

O Brasil também foi premiado outras quatro vezes na Berlinale. "Café com leite", de Daniel Ribeiro, foi melhor curta-metragem da Mostra Geração, focada em produções com crianças ou adolescentes como personagens principais. Já o curta-metragem "Tá", de Felipe Sholl, recebeu o Teddy Award, dedicado a filmes com temáticas do universo gay. "Mutum", de Sandra Kogut, recebeu menção especial do júri.

...

A 58º edição do Festival de Cinema Berlim recebeu críticas severas, como a ausência de novos talentos e a presença de cineastas consagrados sem inspiração. A mostra oficial, que teve pela sétima vez Dieter Kosslick como diretor artístico, decepcionou a maior parte da crítica.

(clique nas imagens para ampliá-las)

fonte: Globo.com



Imprensa internacional destaca prêmio de 'Tropa de Elite'

Filme brasileiro ganhou o Urso de Ouro como melhor filme no Festival de Berlim. 'El País' define longa como 'retrato da corrupção e da violência policial nas favelas do Rio'

A premiação de “Tropa de Elite” como melhor filme no Festival de Berlim repercutiu na imprensa internacional.

O jornal espanhol “El País” destacou, em sua página na internet, o prêmio Urso de Ouro para o longa brasileiro.

“O filme de Padilha é um retrato da corrupção e da violência policial nas favelas do Rio de Janeiro, centrada em um grupo especial de elite que participa de uma operação limpeza para a visita do Papa João Paulo II, em 1997”, definiu o “El País”, que colocou uma foto do diretor, José Padilha, com o troféu.

É o primeiro prêmio de grande relevância que "Tropa de Elite" recebe em sua carreira cinematográfica. O filme, que perdeu a indicação brasileira ao Oscar para "O ano em que meus pais saíram de férias", não despontou como favorito no dia de sua exibição - houve problemas na tradução das expressões que marcaram o filme.

A premiação também é anunciada na página do francês “Le Monde”, do alemão “Spiegel” e do jornal italiano “Corriere Della Serra”. “O filme conta a influência do tráfico em uma favela do país e de um grupo especial corrupto”, define o "Corriere Della Serra".

fonte: Globo.com




'A equipe não esperava', diz co-roteirista de 'Tropa de Elite' sobre prêmio

Filme ganhou o Urso de Ouro como melhor filme no Festival de Berlim.
Rodrigo Pimentel disse que filme estréia nos EUA no fim de março.

Um dos roteiristas de “Tropa de Elite”, o ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais (Bope) Rodrigo Pimentel disse neste sábado (16) que o prêmio do Festival de Berlim como melhor filme pegou a equipe de surpresa.

“Eu vou confessar que a equipe não esperava essa premiação, em função da reação do público. Mas estão todos felizes, comemorando demais, ligando para toda a equipe do Brasil, ”, disse, em entrevista à GloboNews.

Pimentel acrescentou que o "Urso de Ouro" é uma conquista também dos brasileiros. "Eu fiquei surpreso. A primeira reação do público me deixou preocupado. O público europeu é mais sensível à questão da violência, o filme de fato é violento, mas eu estou muito feliz, é uma conquista pra todos nós, para todos os brasileiros"

O ex-capitão do Bope afirmou que havia uma preocupação de que o filme fosse prejudicado pela projeção, que teve legendas em alemão e foi narrado em inglês, francês e espanhol por meio de fones de tradução simultânea.

“Essa era nossa preocupação, que isso tivesse afetado a escolha, mas pelo visto não atrapalhou. O filme foi mais forte que a própria tradução, as imagens, mais chocantes. Acho que foi isso que determinou”, disse.

Pimentel também é co-autor do livro “Elite da tropa”, que deu origem ao longa.

Segundo Pimentel, “Tropa de Elite” deve estrear nos Estados Unidos, em circuito comercial, entre o final de março e o início de abril.

“Ele começa com um número razoável de cópias e saindo do circuito cult, vai para o circuito comercial. A gente espera que o filme seja visto no exterior como um filme comercial, não em salas especializadas para cinéfilos. A gente espera que o filme ganhe o mundo, esse é o nosso desejo hoje”.


fonte: Globo.com

Nenhum comentário: